ARTIGO - IMPORTÂNCIA DA SUPLEMENTAÇÃO INFANTIL
A infância é a fase mais importante quando se trata do desenvolvimento físico e mental do indivíduo, sendo necessário hábitos saudáveis e, principalmente, uma alimentação balanceada e rica em nutrientes para que a criança cresça com saúde. Mesmo sabendo de sua importância, muitas vezes torna-se um desafio na vida dos pais fazer com que seus filhos alimentem-se adequadamente, pela curiosidade e tentação dos alimentos gordurosos e cheios de açúcar.
Visto isso, uma solução para que as crianças continuem suprindo as necessidades nutricionais é a suplementação alimentar, podendo ser utilizada de diversas maneiras.
Quais os benefícios da suplementação infantil?
A suplementação para crianças se torna fundamental quando se trata de uma criança que não se alimenta adequadamente, suprindo a função de fornecer os nutrientes necessários para o organismo. O maior benefício da suplementação no geral é a despreocupação dos pais em relação à saúde de seu filho, sendo muito mais eficiente e prático. Quanto aos benefícios para o organismo, irá depender de cada tipo de suplemento que estará sendo utilizado, existindo suplementos para todas as finalidades, desde um bom funcionamento dos órgãos vitais, aumento da imunidade e até na formação dos dentes.
Como deve ser feita?
O coordenador científico da Força-Tarefa de Nutrição da Criança do International Life Sciences Institute (ILSI Brasil), Dr. Túlio Konstantyner, afirmou que cada caso deve ser analisado por um especialista na área para saber que tipo de suplementação deve ser utilizada. Ele reforça que os suplementos não substituem refeições, apenas complementam a base nutricional, e devem ser introduzidos somente por recomendação e acompanhamento do pediatra.
Os suplementos também podem ser consumidos de diversas formas, não precisam ser necessariamente cápsulas enormes e difíceis de consumir pelas crianças. Alguns suplementos são produzidos em forma de achocolatado com mix completo de vitaminas e minerais, como também em forma de gomas coloridas ricas em vitaminas.
Quais são os suplementos mais indicados?
- Ômega 3
Muitos estudos indicam que crianças suplementadas com ômega 3 apresentam melhor processamento mental, aprendizado e memória, além de uma menor incidência de déficit de atenção, contribuindo também na melhora da capacidade de leitura e concentração.
- Vitamina D
Essa vitamina está relacionada ao desenvolvimento e à manutenção da saúde óssea. A deficiência dessa vitamina na infância pode causar retardo do crescimento, fragilidade óssea e aumento do risco de fraturas na vida adulta. Estudos indicam também que ela auxilia na redução do risco de obesidade e diabetes, além de aumentar a imunidade das crianças.
- Polivitamínico
Esse tipo de suplemento atua em diversas áreas do corpo, sendo uma delas no fortalecimento da imunidade, diminuindo o risco de doenças. Além disso, esse suplemento pode ajudar a prevenir a anemia, auxiliar na formação de ossos e dentes e melhorar a memória e concentração.